NOTÍCIAS |
|
|
|||
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na tarde desta terça-feira (12), o resultado preliminar da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) de 2017. A consulta ao resultado é individual e deve ser feita pelo site do Revalida. Segundo o Inep, os candidatos reprovados poderão entrar com recurso da decisão entre as 10h desta quarta (13) e as 23h59 de quinta-feira (14).
O que é o Revalida?
O Revalida é um exame obrigatório para que os brasileiros e estrangeiros que se formaram em medicina em universidades de fora do Brasil possam exercer a profissão de médicos no país – no caso do programa Mais Médicos, os profissionais não precisam do Revalida para atuar, mas são contratados por meio de contratos temporários de bolsistas. Durante a primeira etapa, a prova acontece em dois turnos. De manhã, os candidatos têm cinco horas para responder a 100 questões de múltipla escolha. Já no período vespertino, os participantes têm três horas para responder a cinco questões da prova discursiva. Na segunda etapa, os candidatos à validação do diploma fizeram a prova de habilidades clínicas, na qual tiveram que percorrer dez estações e resolver tarefas de atendimento, diagnóstico e tratamento de pacientes fictícios. Na edição do Revalida 2017, 8.735 médicos se inscreveram para tentar validar o diploma, e a primeira etapa aconteceu em setembro de 2017.
Reaplicação do Revalida
Segundo o Inep afirmou nesta terça, 950 médicos que fizeram a graduação em universidades de fora do Brasil fizeram a segunda etapa do exame, mas 46 deles terão que refazer as provas em 10 de março, em Brasília. De acordo com o comunicado divulgado pela autarquia do Ministério da Educação, todos os candidatos fizeram o exame em Brasília, mas a gravação em vídeo da avaliação deles – um requisito para a atribuição da nota e interposição de recursos – acabou não sendo feita por causa de uma "uma intercorrência de natureza ainda não esclarecida". O Inep afirmou ainda que "os custos de toda reaplicação, incluindo deslocamento, hospedagem e alimentação desses 46 participantes serão integralmente cobertos pelo Cebraspe, sem ônus para o Inep". "A intercorrência relatada pelo Cebraspe impacta na avaliação desses 46 participantes, uma vez que o edital do Revalida 2017 prevê que, em cada estação, todos os participantes seriam submetidos a uma avaliação presencial e a outra com base nas filmagens produzidas. A fase de interposição de recursos contra o resultado preliminar na Prova de Habilidades Clínicas também fica prejudicada, tendo em vista que os participantes que realizaram as provas nos citados módulos não terão as suas filmagens disponíveis para fundamentarem possíveis recursos administrativos", informa a nota do instituto.
Atrasos
A segunda etapa do Revalida 2017 foi aplicada nos dias 17 e 18 de novembro de 2018 em cinco capitais brasileiras. Ela deveria ter sido realizada em março, mas houve um atraso de oito meses devido, segundo o Inep afirmou ao G1, a mais de mil processos judiciais de candidatos que tiveram a inscrição no exame indeferidas. Isso adiou a divulgação dos resultados da primeira etapa e, como é preciso fazer uma licitação para cada etapa, o processo licitatório começou meses após o calendário previsto no edital.
Aprovações
Desde 2011, o Revalida recebeu a participação de 7.821 médicos. Porém, 47,4% deles foram reprovados em pelo menos uma edição do exame. No ano passado, o G1 mostrou que os dados das edições do Revalida aplicadas entre 2011 e 2016 mostram que 4.117 médicos que fizeram a faculdade fora do país conseguiram nota suficiente no exame para revalidarem o diploma. Três quartos deles são brasileiros, bolivianos ou cubanos – os números mostram que 459 cidadãos de Cuba já foram aprovados no Revalida. |
11/02/2019 - Mural com rosto de Mandela é apagado em escola que adotará gestão militar no DF |
10/02/2019 - Revalida 2017: Resultado preliminar da segunda etapa é divulgado pelo Inep |
08/02/2019 - Ler o rótulo de alimentos antes de consumi-los muitas vezes parece mais um caça-palavras |
07/02/2019 - Inscrições do Fies 2019/1 estão abertas |
HOME A INSTITUIÇÃO CURSOS MATRICULAS POLO DUVIDAS NOTÍCIAS CONTATO @ Copyright 2024 IREP- Instituto Educacional Colibri - Todos os direitos reservados |
|||||